TopoSEM dá dimensão 3D a imagens de microscópio eletrónico
O TopoSEM, uma ferramenta que a partir de imagens 2D de SEM de uma amostra consegue produzir visualizações D da mesma amostra, está ser desenvolvido por membros do CFUM (Catalina Mansilla e Diego Martinez), com ajuda de colegas do Centro Algoritmi e da TECMinho.
O projeto foi o vencedor do 10º SpinUM - Concurso de Ideias de Negócio da UMinho.
http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=3337
https://www.youtube.com/watch?v=rp4slsSz3sQ&feature=youtu.be
 A investigadora Margarida Fernandes do Centro de Física/Centro de Engenharia Biológica recebeu a medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência com o seu trabalho no estudo de uma nova geração de materiais para regenerar tecidos ósseos.
O projeto pretende desenvolver materiais com capacidade para responder a estímulos físicos, como solicitações magnéticas e mecânicas, para promover o crescimento celular de osteoblastos (células de osso). Estes estímulos são assegurados por um bio-reator, desenvolvido no Electroactive Smart Materials Group do Centro de Física, que simula o ambiente natural das células. O desenvolvimento de técnicas avançadas de engenharia de tecido, que integra a utilização de novos materiais ativos para a criação de tecido ósseo novo através da estimulação da capacidade natural de regeneração dos tecidos do paciente, pode contribuir significativamente para o tratamento de lesões e doenças ósseas que afetam milhares de pessoas em todo o mundo.
As medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência reconhecem e incentivam o trabalho e percurso cientifica de jovens cientistas que desenvolvem a sua pesquisa em instituições portuguesas, com projetos originais de pós-doutoramento no âmbito das ciências da saúde e do ambiente."



Dear Students, Professors and Academic Program Coordinators,
This year the INL, supported by the Portuguese Society for Optics and Photonics, is organizing the International Day of Light event WITH students FOR students.
Target group: Students from Natural Sciences & Engineering, Design & Arts, Medical & Life Sciences, Business & Management etc. that are interested in traineeship or master research internship opportunities. We would like to let you know more about the research internship opportunities at INL and want to celebrate with you the "International Day of Light".
The Day of Light is celebrated since the official Year of Light in 2015 promoted by the United Nations.
Other and our "Day of Light” celebrations across the globe can be found here:
https://www.lightday.org/events
Free Registration here:
https://www.eventbrite.co.uk/e/international-day-of-light-2018-with-students-for-students-tickets-43951102932
Licenciatura em Física na UMinho agora com Percurso em Física Médica.
A Licenciatura em Física da Universidade do Minho inclui agora um novo percurso em Física Médica, onde são estudadas disciplinas como Física do Corpo Humano, Biofísica, Física das Radiações Ionizantes e Efeitos Biológicos da Radiação, na interface entre a Física e as Ciências da Vida, bem como Dosimetria e Radioterapia e Técnicas Imagiológicas em Física Médica.
Em colaboração com instituições como o Hospital de Braga e o IPO-Porto é o único curso nesta área no país a nível de Licenciatura. O aprofundamento das competências e capacidades de natureza interdisciplinar, bem como a inclusão de novas matérias que correspondam aos desafios das sociedades deve ser a exigência principal na formação das novas gerações. O desafio é imaginar a sociedade do futuro e ter arte e engenho para começar hoje o seu desenvolvimento e a sua transformação. Link: http://www.ecum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=393&lang=pt-PT
Investigador da UMinho publica na "Science" EUA, quinta-feira, 09-05-2013 Ricardo Mendes Ribeiro, do Centro e Dep. de Física, criou em coautoria um dispositivo bidimensional excecional a absorver luz e convertê-la em eletricidade. Projeto inclui ainda dois Nobel e cientistas do Reino Unido, Alemanha, Coreia do Sul, Singapura e Rússia. mais informações em  |
|
 
|
Consórcio do grafeno recebe 500 milhões de euros da UE Europa, segunda-feira, 28-01-2013 Projeto de dez anos coordenado em Portugal por Nuno Peres, professor do Dep. Física e investigador do Centro de Física da ECUM. Graphene Flagship é um consórcio sem precedentes na pesquisa europeia do grafeno. Coordenado por Jari Kinaret, da Universidade de Tecnologia de Chalmers, Suécia, alia 348 universidades, 182 centros de I&D, 50 empresas e quatro fundações, entre outros. |
|

| mais informações em 
|