Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
Email de Contacto
   
  imprimir
 
voltar 
Projeto "Creative Little Scientists"
Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho, entre sábado 01-10-2011 segunda-feira, 31-03-2014
Promover a Criatividade pela Ciência e a Matemática no Pré-escolar e primeiros anos da Educação Primária através de um Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Sétimo Programa Quadro.
  Projeto "Creative Little Scientists"
 

O projeto Creative Little Scientists é financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Sétimo Programa Quadro (FP7-Science-in-Society-2011-1; projeto #: SIS-CP-2011-289081).

"O principal objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações têm feito ? pessoas criativas, inventivas e descobridores."
Jean Piaget

"A criatividade é contagiosa. Passa-a"
Albert Einstein

A educação em matemática e ciências, a criatividade e a inovação, são áreas de importância reconhecida para a Europa, e o seu fortalecimento é uma prioridade vital. O projecto Creative Little Scientists constitui uma contribuição para uma melhor compreensão, no contexto Europeu, do potencial disponível na base comum que a educação em ciências e matemática, a nível pré-escolar e nos primeiros anos do ensino básico (até aos 8 anos) podem partilhar com criatividade.

Objectivos do Projecto:
O consórcio Creative Little Scientists, reunindo perícia e qualidade ao mais alto nível nas áreas de educação em ciências e matemática na infância, criatividade na educação, psicologia cognitiva, estudos educacionais comparativos, e formação de professores, estabeleceu como objetivos gerais:

  • Dar à Europa uma imagem clara das práticas existentes e potenciais, bem como das suas implicações e das oportunidades e desafios relacionados, na interseção da aprendizagem em ciências e matemática, e no desenvolvimento de competências criativas na pré-escola e nos primeiros anos de educação primária (até aos 8 anos); e,
  • Transformar o conhecimento daqui gerado em diretivas politicas, em linhas de orientação, programas curriculares e materiais de apoio para formação de professores, relevante nos distintos contextos Europeus.

Para atingir estes objetivos, o consórcio Creative Little Scientists desenhou e leva a cabo uma investigação que integra elementos de pesquisa comparativa, de estudo de campo em profundidade e de elaboração de currículos. Esta pesquisa é operacionalizada nos termos dos seguintes objectivos:

  • Definir um quadro conceptual claro e detalhado compreendendo os assuntos em questão e estabelecendo os parâmetros a ter em conta em todas as fases da investigação.
  • Mapear e avaliar comparativamente as abordagens existentes à educação em ciências e matemática na pré-escola e primeiros anos da educação primária (até aos 8 anos) nos nove países escolhidos para amostragem, destacando casos, ou registando a sua ausência, de práticas de mérito que conjuguem a aprendizagem, ensino e avaliação, de matemática e ciências, com a criatividade.
  • Proporcionar uma análise mais profunda das implicações do que foi anteriormente mapeado e das abordagens comparadas que irão revelar detalhes das práticas correntes e proporcionar uma melhor compreensão de como e se a criatividade das crianças é fomentada e são alcançados resultados de aprendizagem apropriados em ciências e matemática.
  • Propor um conjunto de princípios de programação curricular, como diretrizes concretas, para a formação inicial de professores na União Europeia e para programas contínuos de desenvolvimento profissional, que fomentem as abordagens mais criativas na aprendizagem das ciências e matemática na pré-escola e nos primeiros anos do ensino básico.
  • Explorar os resultados da investigação a nível Europeu, bem como a nível nacional e institucional, tornando-os facilmente disponíveis aos legisladores de políticas educativas, e outras partes interessadas, especialmente legisladores de formação de professores e instituições. Este trabalho vai começar especialmente centrado na formação de professores e será concluido pela síntese de todos os resultados da pesquisa e a sua transformação num Relatório Final sobre Criatividade na Educação em Ciência e Matemática para Crianças e num Conjunto concreto de Recomendações para Legisladores e Partes Interessadas.
  • Disseminar as mensagens e resultados do projecto por toda a Europa e além através de acções comunicativas direccionadas a todas as partes interessadas (professores, administradores de escolas, formadores de professores, responsáveis pelo definição de curricula, legisladores, pai...).

Website
www.creative-little-scientists.eu


contactos

Coordenador do Projeto:
Dr. Fani Stylianidou
Ellinogermaniki Agogi
Dimitriou Panagea Str.
GR-153 51 Pallini
Greece
Tel: +30 210 8176788
Fax: +30 210 6032554
E-mail: fani@ea.gr

Coordenador Nacional do Projeto em Portugal:
Prof. Dr. Manuel Filipe Costa
Universidade do Minho
Escola de Ciências
Departamento de Física
4710-057 Braga
Portugal
Tel: +351 253 604070
Fax: +351 253 604061
E-mail: mfcosta@fisica.uminho.pt

ficheiros anexos
 Folheto (2039552 bytes)
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Física Símbolo de Acessibilidade na Web D.