Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
Email de Contacto
   
  imprimir
 


Revestimentos Funcionais (GRF)

Composição do grupo


Effective Members:

-Martin Andritschky, Full Professor

-Luís Rebouta, Associate Professor with Habilitation

-Filipe Vaz, Associate Professor with Habilitation

-Vasco Teixeira, Associate professor

-Cacilda Moura, Assistant Professor

-Carlos Tavares, Assistant Professor

-Joaquim Carneiro, Assistant Professor

-Luís Cunha, Assistant Professor

-Sandra Carvalho, Assistant Professor

-Teresa Aroso, Assistant Professor



Researchers:

-Stanislav Ferdov, Researcher

- Diego Martinez, Researcher



Associate Member:

-Li-Jian Meng (ISEP)



Post-Doctorate Researchers and Research Fellows with PhD:

-Joel Borges, Pos Doc



PhD Students:

-Armando Ferreira, FCT Grant

-Cláudia Lopes, FCT Grant (BI)

-Cibeli Garcia, FCT Grant

-Fernando Ribeiro, FCT Grant

-Isabel Carvalho, FCT Grant

-Isabel Ferreri, FCT Grant

-Mariana Marques, FCT Grant

-Noora Manninen, FCT Grant

-Rita Rebelo, FCT Grant

-Paulo Batista Pedrosa, FCT Grant

-Sebastian Calderon Velasquez, FCT Grant

-Salmon Landi, FCT Grant


- Informação sobre a investigação no grupo

Os objectivos do Grupo de Revestimentos Funcionais têm duas vertentes: 1. Globalmente o Grupo pretende proporcionar aos seus investigadores um conjunto de infra-estruturas adequadas à implementação das actividades individuais de I&D direccionadas a processos de síntese e caracterização de filmes finos obtidos por técnicas de deposição físicas (Physical Vapour Deposition-PVD) e químicas (Chemical Vapour Deposition-CVD). Esta linha de trabalho tem sido importante no desenvolvimento de novos conceitos de materiais (sob a forma de revestimentos/filmes finos) à escala nanométrica e no melhoramento de certos comportamentos de materiais visando determinadas aplicações científicas ou tecnológicas. A ênfase tem sido colocada nos aspectos da Ciência de Materiais respeitante à relação entre síntese, composição/estrutura e modelação/simulação de revestimentos funcionais nano-estruturados.

O enfoque tem sido colocado no desenvolvimento de uma tecnologia para a deposição de revestimentos sobre substratos poliméricos, utilizando processos a baixa temperatura. 2. De per si, os investigadores têm sido encorajados a liderar ou a participar em projectos de investigação nas principais áreas de competência do grupo, procurando colaborações dentro e fora deste.

a. Filmes finos para conversão energética de alta eficiência: o enfoque actual é dirigido á produção e caracterização de nanocompósitos de NiCr- Cr2O3, Cr-Cr2O3, Ti-TiNxOy, ZrOxNy e Mo-AlN visando propriedades ópticas selectivas. WO3 electrocrómico foi depositado sobre substratos de vidro. A produção de fimes finos de óxidos condutores transparentes (TCO) sobre substratos flexíveis também faz parte desta área de investigação.

b. Filmes finos fotocatalíticos com propriedades de auto-limpeza: Focado em filmes finos de TiO2 (produzidos por deposição catódica com magnetrão )com variação controlado do band gap por uma proporção de impurezas bem definida.

c. Filmes finos decorativos: oxinitratos e compostos de estrutura tipo carboneto como MeNxOy e MeCxOy com Me = Ti, Cr, Zr e Al, são produzidos por pulverização catódica reactiva (reactive sputtering)

d. Nanotechnologia aplicado a sistemas biológicas: Esta nova línea de acção iniciou-se em 2007, conta já com uma colaboração com o Hospital San Marcos (Braga), e vários candidaturas a programas financiados em colaboração com o the Iberian Institute for Nanotechnology (INL). Um projecto específico é “Development of coatings with low friction and wear rate not allowing high adhesion and biofilm formation by pathogenic micro-organisms”. Simultaneamente investigadores do GRF pretendem estender as actividades de investigação nesta área para o ensino, nomeadamente no curso doutoral em nanomedicina.

Investigadores deste grupo participaram com sucesso em quatro projectos europeus. O sucesso destas colaborações foi parcialmente evidenciado pelo facto de o grupo ter concorrido a 6 projectos científicos em colaboração, na 1ª fase do programa em rede europeia

Devido aos investimentos feitos durante este período, assim como aos projectos de reequipamento nacional, actualmente o grupo dispõe ou tem acesso directo a um conjunto completo de equipamentos experimentais de produção de revestimentos finos e de caracterização das suas propriedades. Estes equipamentos incluem vários sistemas de deposição PVD, Estruturação por Ablação Laser, teste de dureza por nano-indentação, calo-tester, XRD de baixos ângulos, SEM de alta resolução, Pin on disk tribo tester, sistema de 4-pontas para testes de flexão em filmes finos, sistema de medida de transmitância óptica, de cor e de caracterização eléctrica. Para expandir as capacidades de produção de revestimento de polímeros, a aquisição e instalação de um sistema de deposição por PECVD foi iniciado.

Do ponto de vista científico, foram produzidos com sucesso revestimentos decorativos em metais, que se encontram em fase de aplicação na indústria e que deram origem a dois pedidos de registo de patente. O esforço recentemente desenvolvido na área de revestimentos fotocatalíticos foi reconhecido no convite feito ao investigador principal deste projecto para representar Portugal no programa europeu COST Action 540-PHONASUM. No campo dos revestimentos de nano-compósitos para aplicações em sistemas energéticos inteligentes e eficientes foi desenvolvido um novo filme nano-estruturado de absorção de radiação solar baseado em TiNyOx, sendo que a correspondente tecnologia foi publicada no portfolio tecnológico da Universidade do Minho. Filmes finos de óxidos condutores transparentes baseados em ITO e GZO, depositados sobre polímeros, à temperatura ambiente, foram incorporados com sucesso numa nova aplicação tecnológica (device) electrocrómica, híbrida (orgânico-inorgânico) e flexível.

- Fotos dos laboratórios e de materiais de investigação

Laboratório de Revestimentos Funcionais II


Forno de alto vácuo / High vacuum furnace


Laboratório de preparação de amostras


Laboratório de Superfícies
 



Degradação fotocatalítica de corantes têxteis através da irradiação numa célula de quartzo na presença de um revestimento na forma de filme fino de titânia.



Filmes finos decorativos: oxinitretos e oxicarbetos da forma MeNxOy e MeCxOy, com Me = Ti, Cr, Zr e Al, produzidos por pulverização catódica e reactiva em magnetrão.

- Artigos representativos

Artigos inseridos no RepositoriUM

- Página do grupo.

www.fisica.uminho.pt/grf


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por Física Símbolo de Acessibilidade na Web D.